segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Correnteza

Uma amiga fez uma metáfora que me disse muito. Ao menos o que entendi da tal metáfora.
Trata-se de um sujeito a se afogar num rio de forte correnteza. Pelo rio passam diversos troncos, aos quais o sujeito tenta inutilmente se agarrar. O sujeito vê no tronco sua salvação, mas não calcula que seu peso é mais do que o tronco pode sustentar. Então, o tronco passa.
Inesperadamente o sujeito parece gostar de se agarrar aos troncos e não procura outra solução senão brincar de agarrar o tronco que passa e tão logo o solta, à outro se atira.
Para quem está de fora, a imagem é angustiante!
Quem é que fica de tronco em tronco, ao invés de, com a mesma energia ou até mesmo menor, nadar até a margem segura?!
Mas que sujeitinho irritante! Está ali se esbaforindo e ainda parece se divertir!
Bom, uma hora ele cansa e procura a margem...
Ou então, que se afogue! Maldito sujeito sádico!
Há ainda a não tão remota possibilidade de que própria margem se levante e vá embora!

3 comentários:

Dani disse...

Sempre achei essa busca meio triste, embora alguns achem válido. Essa imagem mesmo de pessoas se afogando e tentando se segurar em tronquinhos flutuantes que não aguentam o seu peso e acabam afundando de novo. E então se agarram em outro tronco pequeno, e afundam de novo e de novo e de novo...
Volta e meia eu me pego questionando o porquê dessas pessoas não nadarem para a margem... Ou se agarram a coisas que não vão afundar sem trocá-las por outras... até porque, um dia, sabe-se lá quando, percebe-se que nunca vai se alcançar o que realmente se quer, que trocar nunca tem fim, e que isso não vai preencher o seu vazio, e somente passar por ele.

Talvez seja isso que eu mais gosto no amor: aquela coisa de se amar tanto uma coisa que você não trocaria ela por nada, por ela valer mais do que qualquer outra coisa no mundo, por ela não ter preço...



((é cliché, eu sei, e bobo e beeem propaganda de mastercard, mas acho propagandas em geral algo batutamente genial e boba, bem, isso eu também sou... então acho que cada pequena coisa está bem))

Dionísio de Oliveira disse...

maneira a metáfora. não sei pq, mas me identifiquei bastante com o cara do rio.. hauh

JacqSR disse...

"Cada pequena coisa..." essa menina nem me conhece e já me ama.
Cara sei lá amor é você msm sabendo que aquela pessoinha não aguenta seu peso, você ainda quer dividir seu fardo com ela e o dela contigo, afundemos juntos, quem disse que o fundo também não pode ser bonito?! E quanto a ti, meu caro Dionísio, me identifico com seus ensinamentos: só pule de um barco quando perceberes que o outro está tão perto que não tem a menor chance de cair fora na hora do pulo...e que o pulo seja bem singelo=p