sábado, 4 de outubro de 2008

Amor

Olá meus queridos,
venho através deste comunicá-los que a filosofia e a ciência pouco entendem do ser humano, pois nada sabem do dito "amor". Segundo a comparação de nosso amigo Nando Reis: "O amor é como uma borboleta, existe vivo, enquanto movimento. Se você apanhá-la e pregá-la na parede para expô-la, já não é mais uma borboleta, já morreu." Nunca ouvi melhor comparação, aliás, parabéns, Nando. O amor é um movimento impossível de se quantificar ou racionalizar, é algo apenas presenciado por aquele que ama e aquele que é amado. Um fenômeno desumanamente humano. Freud não conseguiu explicar o amor. A neurologia não sabe que fenômenos cerebrais e hormônios são produzidos para que as pessoas se mantenham em longos relacionamentos. Platão e Nietzsche jamais ousariam até sentir o amor, quanto menos descrevê-lo, pois estavam mais ocupados em sua posição de pseudo-donos-da-verdade que tomava-lhes demais o tempo.

E aqui venho eu, um humilde universitário compartilhar entre amigos: Não há nada melhor que amar.

2 comentários:

Lorelei of the sea disse...

Não há amor sem desejo.
O desejo está entre os significantes, em seu movimento, de um representando o sujeito para outro.
O amor, enquanto desejo, deve ali se encontrar. Justifica-se entao a necessidade de seu movimento e do desejo de que ele passe de um significante ao outro, mantendo a cadeia.
Mas se sufocamos o movimento do amor, por julgá-lo de alguma forma indesejado, ele é aprisionado sob sua forma de energia em nosso corpo, sem extravasá-lo sob a forma de ato. Uma vez aprisionado, vira doença, sintoma, couraça.
Se Freud não explica, Lacan relê e Reich aponta e descontrói suas defesas nocivas!

JacqSR disse...

Ai mais um amigo fanfarreando sobre o amor...tá amando rapá?! Pois então siga em frente, está mais que apoiado=)

"A gente não percebe o amor
Que se perde aos poucos
Sem virar carinho
Guardar lá dentro
Amor não impede
Que ele empedre
Mesmo crendo-se infinito
Tornar o amor real
É expulsá-lo de você
Prá que ele possa ser
De alguém..."
(Quem vai dizer tchau? - Nando Reis)

E eu tbm acho o Nando sensacionaaaal!